domingo, 7 de dezembro de 2008

O poder em outras mãos



Os sistemas emergentes ou bottom up (de baixo para cima) se caracterizam pela ausência de um controle centralizado. Trata-se de arranjos comunicacionais que permitem a interação e a formação de grupos de interesses, sem que os membros desses grupos tenham a necessidade de seguir a um líder.


Os sistemas bottom up encontram inúmeras exemplificações na web, entretanto, a definição do conceito permite analogias com o mundo biológico, cultural e de constituição das grandes cidades. Esse tipo de analogia constitui a base do livro Emergência – A Dinâmica de Rede em Formigas, Cérebros, Cidades e Softwares, de Steven Johnson.


Estudioso do ciberespaço, Johnson define emergência como o que acontece quando várias entidades independentes de baixo nível conseguem criar uma organização de alto nível sem ter estratégia ou autoridade centralizada. Você pode perceber esse comportamento em várias escalas: na forma como colônias de formigas lidam com o complexo gerenciamento de tarefas sem que haja uma única formiga no comando; ou na forma como bairros se formam sem um planejador urbano. Ainda de acordo com o autor, o sistema só é emergente quando todas as interações locais resultam em algum tipo de macrocomportamento observável.


Voltando a exemplificar o conceito bottom up no contexto das redes, projetos como Wikipédia, Slashdot, Twitter e Youtube podem ser citados como modelos de sites nos quais o público desenvolve o conteúdo veiculado e interage entre si, fomentando a troca de idéias e, principalmente, o desenvolvimento de novos conhecimentos.


Nenhum comentário: